Loucos por Filmes

Loucos por Filmes

Destaques

Últimas

Navegação

James Cameron explica como escreveu as três sequências de Avatar

James Cameron explica como escreveu as três sequências de Avatar
Conversando com o Hero Complex Film Festival no último fim de semana, o diretor James Cameron falou sobre Exterminador do Futuro, um possível relançamento em 3D e sua próxima trilogia de Avatar. Ele cobriu uma série de projetos e detalhes, mas um dos temas mais interessantes que ele explanou foi o processo de escrita das sequências de Avatar. Nós já sabemos que Cameron está trabalhando simultaneamente nas continuações, que chega aos cinemas em 2016, 2017 e 2018. Todas as três histórias vão se conectar de alguma forma, mas fora isso, ainda não sabemos onde as coisas vão. Juntar três roteiros parece difícil e assustador, e ainda mais quando as histórias precisam fluir juntas, então Cameron explica como ele abordou esta tarefa monumental.

Eis o trecho completo onde Cameron fala sobre esse processo de escrita de Avatar no Hero Complex Film:
Nós tentamos um experimento. Nós propusemos um desafio de escrever três filmes ao mesmo tempo. E eu certamente poderia escrever qualquer um deles, mas é difícil escrever três em uma certa quantidade de tempo razoável - e nós queríamos fima-los juntos, de modo que não poderíamos iniciar um até que todos os três roteiros estivessem prontos e aprovados. Então eu sabia que eu ia ter um “processo paralelo”, que significava que eu teria que trabalhar com outros escritores. E a melhor experiência que eu tive de trabalhar com outros roteirista foi na televisão quando eu fiz Dark Angel. A sala de televisão é altamente colaborativa, foi uma experiência divertida.
Então montamos três equipes, uma para cada roteiro. As equipes são formadas por mim e um outro escritor em cada um dos três filmes. Então, eu estava presente em todos os filmes, mas cada um deles teria seu próprio roteiro original pelo qual cada um deles eram responsáveis. Mas o que fizemos foi único, porque sentamos numa sala de redação por cinco meses, oito horas por dia, e  trabalhamos a cada batida e detalhe da história em todos os três filmes por isso, tudo se conecta como, mais ou menos, três filmes de uma saga cinematográfica. E eu não disse a eles quem escreveria individualmente cada história, até o último dia. Então todos estavam igualmente investidos na história dos três filmes.
Assim, por exemplo, o cara que fez o terceiro filme, que é um meio desta nova trilogia, agora ele sabe exatamente o que precedeu e o que se segue a partir do que ele esteve escrevendo em um certo momento. Todos nós consideramos que foi uma experiência muito emocionante, criativa e inovadora no roteiro. Eu não sei se isso necessariamente é uma forma de produzir ótimos roteiros, mas certamente funcionou para nós como um processo para embarcamos em torno deste novo épico com todas essas criaturas novas, ambientes e personagens e tudo mais.
Porque a primeira coisa que fiz após Avatar, foi sentar-se por um ano e escrever 1.500 páginas sobre o mundo, as culturas, os diferentes clãs, animais, biomas e assim por diante. E tinha um monte de coisas temáticas solta na minha mente que vai percorrer os próximos filmes, mas eu não fiz uma história concreta. Eu queria que a abordagem fosse do tipo: “Gente, vamos adaptar uma romance ou uma série de romances”. Eu sentia a necessidade deste tipo de detalhe, mesmo que os filmes nunca possam ser tão detalhado - eles podem ser visualmente detalhados, embora não posam ser tão detalhada em termos de personagem e cultura. Mas você sempre notará a ponta do iceberg nesse tipo de coisa. Você percebe que está lá fora da câmera, ou no passado, no momento que você está vendo. Então, eu achei que era a maneira certa de fazê-lo.
As três sequências de Avatar já foram comparadas com a trilogia de O Poderoso Chefão e Cameron disse que ambas vão entrar em produção simultaneamente com um orçamento de US$ 1 Bilhão em locações na Nova Zelândia. Atualmente em pré-produção os filmes estão programado para chegar aos cinemas em dezembro de 2016, 2017 e 2018. Stephen Lang, Sam Worthington, Sigourney Weaver e Zoe Saldana retornam.
Josh Friedman (Avatar 2), Amanda Silver e Rick Jaffa (Avatar 3) e Shane Salerno co-escreveram as continuações ao lado de Cameron.


Divulgaí

Deixe sua opinião:)