Loucos por Filmes

Loucos por Filmes

Destaques

Últimas

Navegação

Crítica: Lion - Uma Jornada Para Casa

Crítica: Lion - Uma Jornada Para Casa

Perder uma criança em um lugar público, como shopping, supermercado, parque, etc., sempre é algo agoniante e que provavelmente é o pesadelo de quaisquer pais. Imagine perder uma criança na Índia! Essa é a história que Lion: Uma Jornada Para Casa nos conta com muita sensibilidade e intensidade ao mesmo tempo.

Saroo (o excelente Sunny Pawar) tem cinco anos e não desgruda de Guddu (Abhishek Bharate), seu irmão mais velho. Ambos são de uma família pobre e vivem em uma área rural na Índia. Um dia, porém, os dois irmão estão em uma estação de trem e Guddu precisa ir a outro lugar. É então que ele comete um dos maiores erros que adultos podem cometer: ele pede para Saroo esperá-lo ali sentado. O menino, claro, não se aguenta de curiosidade e entra em um trem de carga que estava parado ali. Acaba adormecendo e, quando acorda, está praticamente em Calcutá, a 2.500 km de distância!

Assistir a Saroo perdido é um teste de resistência para qualquer espectador. Impossível não ficar completamente tenso e ansioso ao vê-lo enfrentar as maiores adversidades e encontrar pessoas com más intenções. Quando, finalmente, Saroo é adotado por um casal australiano, a plateia pode respirar um pouco mais aliviada. Mais de 20 anos depois, porém, Saroo (interpretado nesta fase por Dev Patel, indicado ao Oscar de Ator Coadjuvante) começa a se lembrar de seu passado e fica determinado a descobrir sua origem.

É nesta segunda parte do filme que podemos ver mais a relação de Saroo com os pais e o irmão (outro menino que também foi trazido da Índia um ano depois dele). Saroo é responsável e bem-sucedido, mas acaba sendo consumido pela vontade de reencontrar sua família biológica e se afasta de todos, principalmente da namorada (Rooney Mara) e da mãe (Nicole Kidman, indicada ao Oscar de Atriz Coajuvante).

A trilha sonora (indicada ao Oscar) de Dustin O'Halloran e Volker Bertelmann é sutil, mas consegue transmitir todos os sentimentos que o filme propõe ao público.

O elenco está perfeito e Dev Patel e Nicole Kidman merecem as indicações. Muito provavelmente Nicole Kidman será superada por Viola Davis, de Um Limite Entre Nós, mas Dev Patel tem chances de ganhar (ainda que Mahershala Ali seja o favorito por Moonlight: Sob a Luz do Luar). Uma pena que o pequeno Sunny Pawar não tenha sido indicado, mas com certeza terá o reconhecimento de todo o público, pois seu desempenho é espetacular.

Adaptado do livro Uma Longa Jornada Para Casa, escrito pelo verdadeiro Saroo Brierley, e dirigido por Garth Davis, Lion é um belíssimo filme que nos faz lembrar da importância de nossas origens, bem como da força do amor que se tem pela família. É, também, um ótimo exemplo de como adotar crianças pode salvá-las de um destino muito cruel.

Merecidamente indicado a 6 categorias no Oscar, incluindo a categoria de Melhor Filme, Lion é um filme que inevitavelmente vai tocar todos os espectadores da melhor maneira possível!

Divulgaí

Deixe sua opinião:)