Loucos por Filmes

Loucos por Filmes

Destaques

Últimas

Navegação

Oscar pode voltar a ter apenas cinco indicados na categoria de Melhor Filme

Oscar pode voltar a ter apenas cinco indicados a Melhor Filme
Desde 2010, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tem permitido até 10 candidatos na categoria de Melhor Filme após as regras serem mudadas para fazer a cerimônia de premiação mais inclusiva por filmes como O Cavaleiro das Trevas. Foi uma façanha com o objetivo de conseguir mais pessoas para entrar em sintonia com o Oscar e ver seu filme favorito ganhar o grande prêmio. No entanto, o THR está relatando que a Academia está agora considerando deixar cair o número de concorrentes até os tradicionais cinco indicados. Logo, a duração de seis anos, permitindo até 10 candidatos, não tem funcionado como uma fonte comercial.

A partir de agora nenhuma proposta oficial foi feita para mudar as regras de novo, mas algo pode acontecer até o final do mês conforme o conselho da Academia irá se reunir novamente em 24 de março. É claro que não há nenhuma garantia de que essa mudança vai acontecer uma vez que o conselho se reúne todos os anos após a mais recente transmissão para avaliar a temporada do show e premiação. Mas a fonte observa que há uma grande parcela que tem pressionado para voltar aos cinco indicados, pois os números mais elevados não tem impulsionado a audiência da cerimônia como se esperava.

Apesar do fato de que este ano o público do Oscar despencou, caindo 15% em comparação ao ano passado, achamos que esse mudança de regra novamente não vai resolver esse problema. Este ano, especificamente, a questão é que havia vários indicados que não eram muito acessíveis para os espectadores médios, principalmente devido à enorme quantidade de filmes independentes nomeados. Mas, ao mesmo tempo, as pessoas parecem cada vez menos se interessar na cerimônia do Oscar na televisão, o que é longo demais. Há ainda a chance de que a redução de indicados possa realmente despencar a audiência ainda mais.

Mas não importa quantos indicados terá a categoria de Melhor Filme, a Academia não costuma escolher o tipo de filme que o público ama, isto é, onde eles possam estar imprecisos, ao deixar os blockbusters de fora. Enquanto eles certamente não devem inverter seus votos para trazer filmes mais apreciados e difundidos pelo público para a briga, o público em geral não vai se preocupar com os filmes votantes que a Academia irá nomear. Afinal de contas, a cerimônia do Oscar mais assistida ainda é a de 1998, que foi quando o campeão de bilheteria Titanic estava na corrida e ganhou o de Melhor Filme.

No final, voltando a cinco candidatos provavelmente não vai mudar muito, tanto quanto o interesse na transmissão do Oscar. O problema está no formato e na duração do próprio show. Assim que a Academia perceber que nunca vai satisfazer um grande público, desde que eles só olham para o cinema arte, talvez eles devam colocar seu foco em fazer o melhor programa em vez de tentar fazer os próprios candidatos mais atraentes. Parece que filmes como O Cavaleiro das Trevas recebendo indicação de Melhor Filme simplesmente está fora de questão, mesmo que isso seja o que a Academia queira fazer depois de ver sua audiência despencar. Há algo que a Academia possa fazer para lhe deixar mais interessado?


Divulgaí

Deixe sua opinião:)